segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Eu sou bem dessas loucas que ficam questionando cada item da dieta indicada, minha nutricionista me achava uma chata provavelmente, mas depois de um tempo acostumou rs

Depois que saí do voley, parei de ter "direito" a visitar a nutricionista então eu meio que tive que me virar sozinha. Foi ali que me interessei por procurar  maiores detalhes sobre alimentação e propriedades de cada alimento dentro dos meus interesses ( efeito emagrecedor, antioxidante, firmador, etc). Eu pesquiso, guardo algumas informações e esqueço depois, tendo que procurar tudo de novo, a minha ideia agora é juntar tudo aqui para futuras consultas. Vou começar com minha maior preocupação: a flacidez. Lembrando que não chego nem perto de ser nutricionista ou expert na área, apenas acredito nas minhas pesquisas :-)


Em primeiro lugar, o que nossa pele não precisa é de açúcar e carboidratos altamente glicêmicos como arroz, massas e batatas. O açúcar (e os carboidratos — alimentos que se convertem em açúcar) são potentes agentes inflamatórios e, em consequência, figuram na lista dos maiores inimigos da pele. Consumir grandes quantidades de açúcar, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce. Felizmente, há alimentos que conseguem prevenir e/ou reverter esse efeito.

Ômega 3


Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para se ter uma pele bonita. A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois sem gordura ela não é lubrificada adequadamente. Ingira alimentos como:  peixes — como salmão e atum — e alimentos como castanha do Pará, amêndoas sementes de linhaça, quinoa e nozes. Todas essas opções são ricas em Ômega-3, uma gordura poli-insaturada. Mais informações aqui.

Licopeno



Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como melancia, goiaba e, principalmente, tomate. Ele potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, estudos mostram que ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado. Mais informações aqui.

Proteínas


A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Deixar de comer proteínas de alta qualidade resulta na quebra das células e na incapacidade do corpo em restaurá-las. Esse é um dano desnecessário e 100% evitável. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos (os quais nosso corpo não consegue produzir sozinho) são as carnes, o leite e ovos. Por isso, vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva. Mais informações aqui.

Vitamina E



A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião, grãos integrais,  peixes, gérmen de trigo, semente de girassol e nozes . Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes da vitamina, por exemplo óleos de soja, cártamo e girassol. Note entretanto que esses óleos não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder as vitaminas. Mais informações aqui.

Probióticos


Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados. Mais informações aqui.

Flavonoides


Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas no chá verde, em alimentos roxos e mais avermelhados, como a cebola roxa, repolho roxo, alho, berinjela, ameixa, tomate, até no chocolate amargo tem essa substancia. Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão. Um "plus" dos flavonoides, é a função de diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom do corpo. Mais informações aqui.

Betacaroteno


Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides, e é o principal precursor da vitamina A.  Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas. Mais informações aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o blog

Simplesmente um emaranhado de ideias e situações que resumem a vida de quem vos escreve.

Quem sou eu

Minha foto
Apenas mais um ser estranho, que vive na baixada santista, tem 26 anos de idade e que adora divagar sobre a vida o universo e tudo mais, só não tem paciência de colocar tudo isso num blog, mas estamos trabalhando nisso.

Pesquisar este blog

Por Nubia Lira. Tecnologia do Blogger.